Caracóis de Canela

Estes dias cinzentos e chuvosos dão-me vontade de cozinhar. Hoje estava sem saber o que me apetecia fazer... e até comer. Pensei nuns pastéis de nata, ao tempo que não como nenhum e adoro-os ainda morninhos polvilhados de canela... mas... não tinha massa folhada suficiente.
Ainda com o pensamento na canela surgiu-me a ideia destes belos Caracóis doces de Canela. Já tinha feito uma vez e gostámos bastante. Então meti mãos à obra. Desta vez com leite e manteiga de soja.
O resultado é igual, fofinhos, saborosos, cheirosos e muito gulosos :)

A receita foi retirada do blog da Joana Roque http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/08/caracois-doces-com-canela.html. Obrigada :)


Ingredientes:
Massa - Chávena usada com 225ml de capacidade
1 chávena de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3  + 1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar
1 ovo
1 saqueta de levedura seca
1 pitada de sal

Recheio - Chávena usada com 225ml de capacidade
3/4 de chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de canela em pó
1/4 de chávena de manteiga amolecida


Preparação:
Colocar todos os ingredientes da massa na cuba da MFP, seleccionar programa Massas.
Entretanto prepare o recheio misturando a manteiga com o açúcar e a canela.
Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta.
Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro forrado com papel vegetal - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos, ou então coloque os tabuleiros no forno e ligue-o a 50ºc, durante 20 munutos. Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha
.


Comentários

Enviar um comentário