Empadas de Frango com Massa Podre

Adoro empadas... aliás adoro salgadinhos! Rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau, enfim.... Prefiro salgadinhos aos doces. Mas adiante e voltando às empadas, normalmente faço as ditas com massa folhada, e às vezes com massa quebrada. Mas desta vez resolvi aventurar-me e fazer eu a massa.
Tinha aqui uma revista da Teleculinária com uma receita de massa podre e resolvi experimentar.
Revelou-se uma massa muito difícil de esticar.... aliás eu desisti de a esticar.... não conseguia mesmo, eu esticava e ela encolhia, já estava a dar em doida! Resolvi então retirar pedaços de massa e com os dedos ir esticando a mesma dentro das formas até as forrar.
Consegui! :)
Ingredientes:
Massa
500 g de farinha
150 g de manteiga amolecida
2 gemas
2 dl de leite
1 dl de óleo
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Preparação:
Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o sal, o fermento, a manteiga, o óleo, o leite e as gemas. Misture bem e trabalhe a massa até ficar homogénea. Faça uma bola, coloque-a dentro de um saco de plástico e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Depois deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com um rolo, corte-a em círculos e forre forminhas.

Ingredientes:
Recheio
1/2 frango
2 cebola
1 dente de alho
1/2 linguiça de Estremoz
folhas verdes de alho francês
cravinhos
sal e pimenta
farinha maizena
margarina

Preparação:
Cozer o frango com uma cebola cravejada de alguns cravinhos, o alho, a linguiça, o alho francês, sal e pimenta. Quando estiver bem cozido deixar arrefecer e desfiar juntamente com a linguiça.
Picar muito bem uma cebola e levar a refogar em margarina, quando estiver a ficar lourinha adicionar 2 colheres de sopa de farinha maizena, deixar cozinhar e depois ir adicionando o caldo de cozer o frango aos poucos até obter um molho cremoso. Juntar a carne envolver bem e rectificar os temperos.
Distribuir o recheio pelas forminhas e cobrir com um círculo de massa. Pincelar com ovo batido e levar ao forno até estar bem cozinhadas.

Por causa do meu filhote usei manteiga de soja (Alpro), e leite tb de soja (sem açúcar). Não sei se o problema de não conseguir esticar a massa esteve aí....

Comentários