Pão Francês da Lorraine Pascal

Adoro pão caseiro! E adoro fazê-lo eu. Há 5 anos para cá que comecei a fazer todo o pão que consumimos em casa. É um prazer fazê-lo e comê-lo. Heheheheh
Esta receita é da Lorraine Pascal. Foi testada hoje e completamente aprovada. Fica um pão extra fofo, de sabor suave. Óptimo!



Ingredientes:
275 g de farinha
175 ml de água morna
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de levedura seca

Preparação.
Colocar todos os ingredientes numa tigela e mexer um pouco até se começarem a envolver. Passar depois a mistura para uma bancada polvilhada de farinha e amassar muito bem até a massa estar bem elástica e maleável. Demora cerca de 10 minutos.
Também podem colocar na MFP e programar Massa, depois quando acabar de amassar e antes de levedar, dar a forma de uma baguete comprida. Colocar num tabuleiro e deixar levedar cerca de 30/40 minutos em ambiente aquecido. Depois de ter duplicado de tamanho, cortar com uma tesoura pedaços da massa e ir virando ora para um lado ora para o outro, de forma a se parecer com uma espiga. Polvilhar com um pouco de farinha e levar a forno pré-aquecido a 200º, em ambiente húmido. Podem colocar uns cubinhos de gelo no fundo no forno para criar vapor. Isto ajuda a que a crosta do pão não fique dura logo de início e deixe o pão crescer mais um pouco ficando fofinho.

Comentários